Conheça 6 motivos para investir em energia solar

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Com a chegada de novas tecnologias e a possibilidade de novas discussões e alternativas para os mais diversos âmbitos, não seria diferente com o sistema de energia – ficou para trás a história de que toda a energia elétrica vem de hidroelétricas e termoelétricas.

Ficamos acomodados com o sistema de abastecimento elétrico porque, antigamente, essa era a tecnologia disponível, e o crescimento das cidades se deu muito por essa tecnologia, mas os tempos agora são outros, e novos caminhos estão surgindo com força.

No Brasil, essa indústria possui verdadeiro monopólio da distribuição de energia elétrica – somente 1,7% da capacidade de eletricidade está fora da SIN, concentrada principalmente na região amazônica.

Felizmente, novas preocupações estão surgindo – como, por exemplo, o impacto ao meio ambiente. As novas gerações estão interessadas em opções menos agressivas e que possuam maior custo-benefício também. É nesse momento que surge a Energia Solar Fotovoltaica.

A energia solar, ou energia fotovoltaica, deixou de ser parte de um futuro distópico científico, e virou realidade. Parece difícil de acreditar, mas essa tecnologia pode ser instalada diretamente na sua casa, e transformar a luz em eletricidade através de placas fotovoltaicas postas sobre as propriedades.

Somos um país privilegiado, geograficamente, e o Brasil recebe incidência de sol o ano inteiro, de forma intensa, o que torna a energia solar perfeita para ser difundida por aqui. Ainda existem muitas informações a serem divulgadas, e novas tecnologias para serem exploradas.

Foi por esse motivo que trouxemos 6 motivos para você investir na energia solar. Confira quais são suas vantagens:

1. Redução de custos

Uma das principais vantagens concentra-se, é claro, no quanto isso vai pesar no bolso. O fator econômico é decisivo no momento de instalar a energia solar em sua casa, e muita desinformação percorre o imaginário popular.

O valor para adquirir um sistema de conversão fotovoltaica, que gera a energia solar, pode ser adquirido com facilidade por qualquer pessoa, se comparado ao sistema tradicional que estamos acostumados, além de todo o custo-benefício – colocando na ponta do lápis, esse retorno chegará em pouquíssimo tempo, voltando como abatimento da conta de luz. E está totalmente acessível.

Antigamente, a previsão de retorno seria em 10 anos, no mínimo, mas esse tempo diminuiu muito, em partes por conta do aumento da adesão, em partes porque a tecnologia está deixando de ser novidade e está se tornando cada vez mais acessível no mercado – afinal, há 10 ou 15 anos, falar de energia solar era como falar de uma realidade impossível, e as primeiras tecnologias relacionadas a isso eram absurdamente caras. Hoje, energia solar já é um fato, e a instalação de um sistema fotovoltaico pode ser feita em todo tipo de propriedade – Residencial, Comercial, Industria ou Agronegócios.

Em questão de retorno financeiro, você irá economizar até 95% em relação à instalação convencional de energia junto a uma concessionária. O sistema solar abastece toda sua casa, e, caso a energia gerada não seja toda consumida, ela pode ser armazenada como créditos energéticos e utilizada a noite, por exemplo.

O sistema solar é altamente resistente, então os anos que você ficará livre das tarifas de energia elétrica – bandeiras verde, amarela e vermelha – compensarão o investimento inicial.

2. Valorização do imóvel

Ainda falando sobre benefícios financeiros, essa vantagem é muito boa para quem pensa no futuro. A instalação do sistema solar em sua residência, empresa ou propriedade causa uma valorização do imóvel no momento da venda.

Quando conhecem a tecnologia e todos seus benefícios, as pessoas desejam instalar esse sistema, de maneira que elas definitivamente ficam interessadas quando veem que há possibilidade de energia solar na propriedade que elas vão adquirir. As chances da venda acontecer aumentam consideravelmente, e é quase certo que alguém irá se interessar pelo imóvel quando ele possui sistema de energia fotovoltaica.

Assim como o sistema de aquecimento solar, que já é bastante valorizado no mercado de imóveis, a energia solar apenas irá garantir que seu imóvel se destaque entre as vendas, e seja vendido com mais facilidade e rapidez.

3. Sistema resistente e durável

Não é à toa que o sistema de energia solar está se popularizando tanto. Antigamente, quando essa tecnologia ainda era muito recente, o custo de investimento pelo retorno era apenas da metade do tempo. Hoje, esse período dobrou, e o custo-benefício é muito maior.

Como dito acima, o tempo de recuperação do investimento em um sistema fotovoltaico é de aproximadamente 5 anos. No entanto, a duração desse sistema chega a 25 anos! São 25 anos que você utilizará energia solar sem ter que pagar taxas de uso da energia elétrica.

Sem falar que o alcance desse sistema é grande e flexível, podendo ser aplicado em uma rede de propriedades sem desgastar. Sua resistência é maior que a do sistema convencional que utilizamos, por exemplo, então as necessidades de troca de peças ou componentes são muitos raras. Todas essas características são convertidas em vantagens econômicas para o seu bolso, tanto a médio quanto a longo prazo.

Como esse sistema dura muito tempo, os benefícios como a valorização do imóvel, por exemplo, também são aumentados.

4. Fácil manutenção

Além do sistema de energia solar ter alta durabilidade e resistência, ele ainda é de fácil manutenção quando necessário. As placas fotovoltaicas utilizadas para a conversão de energia não dependem de motores ou circuitos muito elaborados, de modo que a manutenção depende quase exclusivamente da limpeza dessas placas, para garantir que elas estejam funcionamento perfeitamente.

Mesmo assim, a chuva se encarrega da maior parte do serviço, retirando as sujeiras maiores, como folhas, e poeira, que, acumulada, pode causar mau funcionamento das placas. É recomendado uma verificação de 6 em 6 meses, mas o sistema fotovoltaico possui um monitoramento onde você mesmo pode ver se há algo de diferente na geração, feito rapidamente e com baixo custo de serviço.

Ao contrário do sistema convencional, que depende de toda uma equipe mobilizada, carros especiais, equipamento de segurança e desligar o fornecimento de energia de toda a rua por tempo inconveniente, a manutenção do sistema solar leva apenas alguns minutos e pode ser feita por um único profissional habilitado.

5. Facilidade no financiamento

O que, antes, era considerada uma tecnologia distante, hoje já é realidade para todos, e comprar seu próprio sistema fotovoltaico para geração de energia solar se tornou totalmente viável. As dificuldades ficaram no passado! Além do sistema de energia solar fotovoltaica ter baixado seu preço consideravelmente nos últimos anos, existe também a facilidade de financiamento para adquirir seu próprio sistema.

Muitas instituições bancárias realizam parcerias e oferecem programas de financiamento para a compra do sistema de energia solar para sua residência, empresa ou propriedade. Alguns oferecem até 100% do financiamento, com diversos prazos de pagamento que se adéquam a cada cliente.

Essa facilidade vem crescendo ao longo dos anos, e, hoje, já é uma realidade acessível e todos que querem adquirir energia solar fotovoltaica.

6. Responsabilidade ambiental

Por fim, mas não menos importante, instalar um sistema de energia solar na sua propriedade contribui para a responsabilidade ambiental de cada cidadão. Os recursos naturais não são infinitos, e até mesmo a água – usada nas hidrelétricas para geração da energia que consumimos hoje – não existe na mesma quantidade que 20, 30 anos atrás.

O sol, por outro lado, pode não ser infinito, mas existirá por muitos e muitos anos. O Brasil é privilegiado em sua posição, e recebe incidência solar suficiente para alimentar milhares de casas e gerar um bom armazenamento reserva. O sistema de instalação das placas fotovoltaicas não agride o meio ambiente e não exigem outros recursos.

Optar pela energia solar é ser consciente de seu compromisso com o meio ambiente, além de economizar dinheiro e investir no futuro.

duvidas fale conosco

Temos 31 visitantes e Nenhum membro online

©2021 Projetado e desenvolvido por: Denis Andrade

menu transparente